terça-feira, 26 de agosto de 2008

PRM desmantela gang que se dedicava ao assassinato de polícias


Liderada por ex-agente expulso da corporação


O gang é composto por quatro indivíduos acusados de estarem envolvidos no assassinato recente do agente da PRM afecto a PIC da cidade de Maputo, Luís Sitoe e, na ocasião foram recuperadas 5 armas de fogo e 70 munições. O grupo de criminosos tinha como líder um ex-agente da Polícia.
Maputo (Canal de Moçambique) – A Polícia da República de Moçambique (PRM) ao nível da cidade de Maputo anunciou através do seu porta-voz, Arnaldo Chefo, ter desmantelado na semana finda um gang de meliantes que é acusado, dentre vários crimes, de se dedicar ao assassinato de elementos da corporação.
O caso deu-se no bairro da «Machava-Bedene», Município da Matola, província de Maputo, e segundo frisou Chefo, ocorreu numa residência de uma cidadã de nome Melita Maculuve, que "escondia enterrado no jardim da sua casa" o total das armas aqui referidas e com as respectivas munições.
Juntamente com a cidadã acima referida, foram detidos em conexão com o mesmo caso outros três indivíduos, nomeadamente Estêvão Muchanga, residente no bairro de «Hulene», Maputo-cidade, Alfredo Manjate, este tido como residente em dois bairros, «Magoanine» e Hulene» e António Alice Silaje, este último ex-agente da PRM afecto a Brigada de Trânsito, residente também no bairro de «Machava-Bedene».
Sobre o ex-agente da Polícia detido neste caso, Chefo disse não saber em que circunstâncias foi expulso da corporação, assim como afirmou desconhecer a data em que ocorreu a sua expulsão e também do seu local de trabalho. O caso de assassinato do agente da PIC deu-se por volta das 22 horas do dia 22 de Julho último, no bairro das Mahotas, quando três indivíduos invadiram a residência do agente, retiraram-no da casa e forma com ele até à linha férrea próximo da praça dos combatentes para baleá-lo e deixarem-no quase morto.
O agente viria acperecer na madrugada do sábado seguinte, no Hospital Central de Maputo, contou a Polícia na ocasião (vsff Canal do dia 22.07.08). Segundo Chefo, foi na prossecução das investigações deste caso que a corporação chegou ao conhecimento da existência do gang agora dado como desmantelado.
O que leva Chefo a inferir que o gang desmantelado na «Machava-Bedene» se dedicava, entre outras acções, ao assassinato dos agentes da Polícia da República de Moçambique, é que "submetidas aos exames da criminalística, as cinco armas recuperadas com os meliantes, chegou-se a conclusão de que as mesmas foram roubadas aos agentes da PRM tidos como assassinados por criminosos", em diversas ocasiões. Segundo Chefo, prosseguem ainda investigações para se apurar mais dados acerca deste grupo de criminosos e, brevemente a Polícia pode trazer mais dados relevantes acerca do caso.
Outras armas recuperadas Para além do já descrito, foram recuperadas ainda na semana de 16 a 22 de Agosto, 4 armas de fogo e 20 munições, em situações separadas, mas não detalhadas pela Polícia. Sabe-se apenas que 2 armas foram recuperadas pela Polícia na área de jurisdição da 18ª Esquadra e outras duas da zona sob jurisdição da 14ª Esquadra. Foram recuperadas ainda na semana em alusão cinco viaturas roubadas na via pública, as mesmas estão parqueadas no parque do Comando da PRM da cidade de Maputo.
Actuação dos criminosos Enquanto para o trabalho da Polícia, a semana em análise pode ser considerada de "bom desempenho", os meliantes estes também não deixaram em paz a cidade de Maputo. Foram registados 46 casos criminais, contra 68 da semana anterior.
Dos casos relevantes consta o roubo, com recurso a armas de fogo de 5 viaturas, e ameaça e roubo de um computador portátil a um cidadão de nacionalidade chinesa, no bairro centra da cidade de Maputo, na mesma ocasião que lhe foram retiradas as chaves da sua viatura, mas a polícia diz não ter conhecimento sobre se a respectiva viatura ficou também com os amigos do alheio. Acidentes de viação

No capítulo reservado aos acidentes de viação, a Polícia registou um total de 28 casos, contra 33 da semana anterior e referiu que "não houve óbitos", tendo sido registados apenas 5 feridos graves e 7 ligeiros.

(B.Nhamirre/C. Vitorino)
2008-08-26 06:31:00

Sem comentários: