segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Que Ver ao Construir Uma casa?


Retirado do Blog do Sorico: http://sarico.blog-br.com

A maioria das pessoas trabalha duramente no início de suas carreiras, fazem suas reservas, casam-se e então utilizam a reserva feita anteriormente para comprar uma casa… Mas, e agora? Em que prestar atenção na hora de construir a casa que será resultado de uma economia feita por tantos anos?
A arquiteta Renata Gomes preparou uma lista com os 10 principais focos na hora de se construir uma casa. Confira, logo abaixo:

01. O lote
É fundamental a escolha do lote onde se quer construir a casa. Observar sua localização, aclives, orientação do sol e também o seu acesso. É preciso também o levantamento topográfico, com curvas de nível, do terreno.

02. Programa de necessidades
Primeiro deve se pensar muito o que quer na casa. Quantos quartos, banheiros, cozinha, sala de estar conjugada com a sala de jantar? Ou uma copa junto com a cozinha? Quantos pavimentos? Como que se quer cada um dos espaços?

03. O estilo
Com telhado ou com teto plano? Ultra-moderna, colonial brasileira ou uma clássica casa inglesa? Essa pergunta é de fundamental importância a ser repassada ao profissional.

04. O arquiteto
Peça fundamental, intérprete de necessidades e sonhos. Ele irá enxergar adiante, prever como ficará sua casa, minimizando erros.

05. Funcionamento
Resolução da inter-relação dos espaços dentro da residência e também de cada espaço em particular. A sua casa precisa ser prática, funcional.

06. O espaço
O que gostaria de ter e sentir em seu espaço?Tetos altos (pé-direito) ou baixos, duplos ou simples? Com muros ou sem? Liberdade. Incorporação de elementos como a água, dentro ou fora da casa, Iluminação, através de clarabóias que permitem entrada de luz natural e também que permitem ver as estrelas? Sensações.

07. Relação com o entorno
De que maneira se relaciona o interior com o exterior? Deve-se analisar o que quer ter ao seu redor e como quer ver. E o principal: o que você quer ver.

08. Materiais
Cores, texturas, do que quer a sua casa? De pedra, madeira, alvenaria, com revestimento? E o piso: que material? São detalhes importantes que irá definir o estilo e o valor de sua obra.

09. Detalhamento e desenho de interiores
Fundamental a sua vinculação com a arquitetura: através do mobiliário, pode-se reforçar as idéias arquitetônicas, enfatizar linhas, dar cores em uma casa neutra… A iluminação, os pontos elétricos, todos em seus devidos lugares para melhor funcionamento de sua obra.

10. Paisagismo
Também, elemento importante na vinculação com a arquitetura. O tipo de árvore que gostaria de estar em determinado local tem que estar em consonância com a arquitetur. Floresce no verão ou o ano todo? Qual a cor a predominar no jardim? E a água? Lago ou fonte? Tudo isso, trabalha-se com sensações: cheiro, tato, audição e visão.

Sem comentários: