segunda-feira, 14 de julho de 2008

TPI Perseguindo o Presidente do Sudao!!!

Milhares de pessoas manifestam-se na capital do Sudão em apoio ao Presidente

Milhares de pessoas protestaram, este domingo na capital do Sudão, após a notícia de que o Tribunal Penal Internacional vai tentar mandar prender o presidente sudanês por crimes de guerra. Os manifestantes criticaram ainda os Estados Unidos.
Milhares de pessoas protestaram, este domingo na capital do Sudão, em sequência da notícia de que o Tribunal Penal Internacional pode tentar mandar prender o presidente sudanês por crimes de guerra, notícia a agência Reuters.

Um diplomata europeu afirmou, sexta-feira, que provavelmente o TPI vai mandar prender o presidente Omar Hassan al-Bashir, num caso que será aberto esta segunda-feira, devido a crimes de guerra no Darfur.
«Com as nossas almas, com o nosso sangue, morremos por Bashir» ou «abaixo os Estados Unidos» foram algumas das frases que os manifestantes, reunidos em Cartum, gritaram enquanto marchavam em direcção às dependências das Nações Unidas na cidade.

«O TPI apenas faz o que a União Europeia, os Estados Unidos e Israel lhe dizem para fazer», defenderam alguns elementos do protesto, organizado pelo Governo e que provocou engarrafamentos no trânsito.
Depois de uma reunião, o gabinete da presidência disse que não reconhece qualquer decreto do TPI e que o executivo vai continuar com o seu «programa de paz e desenvolvimento» .

O Sudão defende que um avanço do TPI contra membros do Governo pode pôr em causa as tentativas de terminar o conflito no Darfur, onde se pensa que já morreram mais de 200 mil pessoas e 2,5 milhões de outras abandonaram a região, desde que grupos rebeldes levantaram armas contra o Governo, em 2003.

Sem comentários: