segunda-feira, 14 de julho de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO DR AROUCA!!!!!!


- Cidadãos preparam homenagem
Um grupo de cidadãos moçambicanos vai homenagear o Dr. Domingos António Mascarenhas Arouca, conhecido advogado e nacionalista moçambicano, por ocasião do seu octogésimo aniversário natalício que secelebrou a 7 de Julho de 2008.Dr. Domingos Arouca nasceu na cidade de Inhambane a 7 de Julho de 1928. Foi empregado de escritório de um advogado na sua terra natal.
Mais tarde frequentou e concluiu, na então cidade de Lourenço Marques, o curso de enfermagem geral, profissão que veio a exercer em diversos pontos do então distrito de Inhambane.
Domingos Arouca frequentou em Lisboa o segundo e terceiro ciclos dos liceus, em Tomar, após o que se matriculou, e mais tarde concluiu, o curso de Direito na Universidade de Lisboa.
Já como jurista, foi convidado pelo governo colonial a assumir os cargos de deputado à Assembleia Nacional por Moçambique e de SecretárioProvincial da Educação. Recusou ambos os cargos.
Domingos Auroca foi Presidente do Centro Associativo dos Negros da Província de Moçambique, cargo para o qual fora eleito por aclamação, e director do lendário jornal nacionalista «O Brado Africano», da Associação Africana de Lourenço Marques. Dirigindo o «Centro» e, concomitantemente, o jornal de uma outra agremiaçãonacionalista, o Dr. Domingos Arouca lutava então pela convergência de acções em prol dos direitos dos moçambicanos.MEDIA FAX - 14.07.2008

1 comentário:

Anónimo disse...

bem haja este egrégio homem. bem haja o nacionalista africano, patriota, cidadão de mundo, mas que"como bem disse Chico da Conceição amigo de infáncia do DR. Arouca, aquele, mesmo assim, não mudou, continuando o mesmo da infáncia.
felizmentem estive na cerimónia de homenagem e devo dizer que a mesma, foi bem conseguida e valeu a ntervenção do sempre lúcido Pofessor Rui Baltasar, que arrumou as coisas no seu devido lugar e por isso mesmo foi longamente ovacionado.
é incrível como me mantive na ignoráncia durante largos periodos de tempo em relação ao Dr. Arouca, por exemplo que ele já foi Director do Brado!!!ligava este, somente aos irmãos Albasine e Estácio Dias...
que foi o homem que cumpriu a pena mais longa, por bater-se por uma causa nacional, (8anos) e dizia o Prof Baltazar que, só por ter cumprido esta longa pena, por ter sido privado do convívio dos seus por uma causa nacional faz dele um homem da nação, por isso, homenagem justa e tardia...
justa sim....
e foi interessante a chega que o próprio Dr. arouca deu aos jovens, dizia que estespreocupam-se em mostrar sinais exteriores de riqueza muitas vezes, conseguidas de forma ilícita e esquecem o trabalho honesto e abnegado. quem se esforçar e trabalhar de forma honesta, mais cedo ou tarde o reconhecimento virá....