terça-feira, 22 de julho de 2008

Radovan Karadzic finalmente preso

Criminoso da guerra, líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, foi preso 13 anos após a emissão do mandato internacional para a sua captura.

A foto à direita, mostra Karadzic na secção parlamentar da República Sérvia da Bósnia (Republika Srpska) no dia 13 de Fevereiro de 1995. A foto à esquerda, mostra o Karadzic, após a sua detenção na sexta – feira (outros fontes apontam a segunda - feira) última nos arredores do Belgrado (Novo Belgrado), onde ele vivia disfarçando-se de especialista em medicina alternativa (curandeiro) e usando os documentos falsos sob o nome de Dragan Dabic.

Em 1995, Karadzic foi acusado pelo Tribunal Penal da ONU em Haia, juntamente com o chefe do exército sérvio, general Ratko Mladic, do genocídio da cidade de Srebrenica, onde cerca de 8,000 muçulmanos bósnios desarmados foram chacinados em execuções sumárias e sepultadas em valas comuns pelos sérvios da Bósnia. Radovan Karadzic também é acusado de autorizar os assassinatos dos civis desarmados durante o cerco da cidade de Sarajevo que durou 43 meses.

Foto: © REUTERS / Handout (Sérvia) / AP Photo/Scanpix

Veja mais:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3022557-EI8142,00.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3023080-EI8142,00.html

Sem comentários: