segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Morrem Mais dois inocentes

Fonte: Jornal Noticias de Moçambique (2008, Fevereiro 25)
Polícia mata acidentalmente

UM cidadão perdeu a vida e outro ficou ferido, na noite do último sábado, ao serem alvejados acidentalmente por tiros disparados pela Polícia da República de Moçambique (PRM), que perseguiam um motociclista que não respeitou a ordem de interromper a marcha quando assim lhe foi ordenado.

Trata-se de Azevedo Castigo e João Mussengue, ambos estudantes da Universidade Pedagógica que foram atingidos quando circulavam ao longo da Avenida Eduardo Mondlane.
De acordo com o porta-voz do Comando da PRM, na cidade de Maputo, Arnaldo Chefo, tudo começou quando uma equipa de patrulha mandou parar um indivíduo que conduzia uma moto BMW. Este não teria respeitado o sinal dos agentes e, de seguida, encetou a fuga.

Depois de manobras e gincanas pelas avenidas da cidade do motociclista, para ludibriar a Polícia, ele acabaria entrando para a “Eduardo Mondlane”, local onde um dos agentes que fazia parte da equipa de patrulha abriu fogo para obrigá-lo a parar.
Foi nesse exercício que uma das balas feriu o fugitivo na perna, o que possibilitou a sua captura e posterior detenção, depois passar pelo Hospital Central de Maputo onde foi receber os primeiros cuidados médicos.

Chefo disse que foi nesse entretanto que dos disparos efectuados parte dos projécteis acabariam atingindo mortalmente e ferir as vítimas, que faziam parte de um grupo de quatro pessoas que caminhava ao longo da estrada.

O porta-voz da PRM, na capital, afirmou que as autoridades policiais já estão a desdobrar-se com todo o conjunto de medidas para atender a um caso desta natureza com toda a delicadeza e responsabilidade que ele encerra.

Com relação aos agentes envolvidos neste caso, o nosso interlocutor afirmou que está em curso um processo de audição para poder se apurar as responsabilidades de modo a que possam responder por aquilo que pode estar associado a uma situação de excessos.
Para além deste incidente, Arnaldo Chefo referiu que as autoridades policiais registaram a ocorrência de quatro roubos de viaturas, uma das quais foi recuperada ainda no mesmo fim-de-semana.

Nas estradas da cidade de Maputo ocorreram sete acidentes de viação, dos quais três atropelamentos a peões e quatro choques entre viaturas, que tiveram como consequências três feridos graves e diversos danos materiais.
-----------------------------------------
Recebi de Betuel Canhanga

Eu tenho dificuldades em perceber a frieza e compaixao da policia que vezes sem conta aparece a dizer que está a tomar "todas medidas" e com toda delicadeza pra tratar desse assunto, nao sei que delicadeza se utiliza para tratar de um assunto de morte injusta e de certa forma negligente de cidadaos!!! Reconeço em parte minha inocencia e falta de capacidade em entender essas coisas, é que ao meu ver é arrepiante a quantidade de individuos que perdem a vida em situaçoes de balas peridas! Pra mim, nao sao despezas de funeral, e muito menos uma possivel indeminizaçao que repoem as marcas da vida de alguem, que apagam ou diminuem a dor!!! Nada disso! Será que nao ha mesmo como pararmos com esses numeros de balas perdidas e mortes aparecidas?

(As vezes me parece que ha mais balas se perdendo do que pneus se queimando!!! ), acho que deviamos encetar uma luta contra esses dois males, sinceramente falando, chega de amputarmos os sonhos de nossos camaradas... a vida é sagrada!

Sem comentários: