domingo, 8 de novembro de 2009

Marcus Mosiah Garvey: Em Peso e em Estilo!


2 comentários:

Eurico Dzivane disse...

Garvey! Há já cerca de 5 anos que tenho estado a ler com entusiasmo sobre esse homem impressionante.

Impressiona-me o a sua preocupação com injustiça praticada contra trabalhadores da raça 'negra' e, acima de tudo, o seu fazer-alguma-coisa para acabar com essa injustiça; a sua proposta da revalorização do homem 'negro' vendo-se com os seus olhos. Se me lembro, ele diz 'black people is a beautiful people.' Eis uma informação muito encorajadora para muitos que seguem subtilmente o caminho do talentoso Micheal Jackson...

Um dos resultados da ideia de Garvey é o surgimento - erróneo, segundo alguns - da Ordem Ras Tafari...

A luta pela justiça social - que, hoje em dia, ultrapassa as fronteiras raciais - é o que podemos herdar de Garvey. Obviamente, não foi ele quem começou essa luta. Nem foi o último a lutá-la.

Unknown disse...

Eurico,

Como já deves ter observado, Garvey é o patrono deste blog...penso que é o primeiro blog mocambicano que nasceu com um patrono!

Admiro bastante gente como ru que tem a inspiracao de pesquisar sobre figuras tao importantes na historia dos negros como é o caso de Garvey. Figuras que nos paises da lingua portuguesa parecem apagadas...nao sei porque.

Tens razao numa coisa, ele nao foi o primeiro, nem será o ultimo defensor dos direitos humanos, nao só dos negros, mas ele galvanizou com a sua retorica, com as suas crencas e com as suas iniciativas empresariais todo o imaginario oprimido do homem negro.

Esse galvanizar se multiplica...rezemoa para que nao acabem na terra almas como o Garvey...que percebem das coisas, que percebem e condenam as violacoes...e que acima de tudo, nao têm vergonha de si mesmo, nem da sua historia, pelo contrario, têem orgulho de ser o que sao!

Bom dia meu mano.