sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A idade de Maputo

Afinal, quantos anos tem a nossa cidade capital? Se abrir a Wikipédia, é possível de ler o seguinte:

Foi fundada em 1782, na forma de uma feitoria com o nome de Lourenço Marques. Em 1877 foi elevada a vila e sede municipal e em 1898 tornou-se a capital da colónia portuguesa de Moçambique. A partir dos anos 40 e 50, do século XX, a cidade expandiu-se a nível comercial, industrial e residencial. Passou a ter a designação de Maputo a seguir à Independência, em 1975.
Portanto, a cidade pode ter 225, 130 e 109 anos de história. Alguém pode explicar como surgiu a data de 120 anos? Por favor!

4 comentários:

Anónimo disse...

Como surgiu a data de 120anos? Bem, unica explicação que eu vejo é que a matemtica de "alguem" falhou! Se não falhou a matematica, entao será que as enciclopedias estão erradas?

Custa acreditar que os moçambicanos nao saibam a coisa tão básica da sua historia como idade de sua capital! Por isso tambem quero alguma prova ..PLEASE ajudem. é vergonhoso nao saber isso !

jpt disse...

Acho que o desconhecimento curioso não é nada vergonhoso - é inteligência, vontade de saber [isto em particular para o comentário anterior]

Considera-se que Maputo cumpre agora 120 anos porque em 10 de Novembro de 1887 houve um Decreto do Rei de Portugal (formalmente intitulado Decreto Régio) a elevar a povoação (então Lourenço Marques) de vila a cidade. Deste modo a data é considerada "natal" pelo município.

cumprimentos

Anónimo disse...

Muito bom.
Obrigado pela explicação, mas isso me parece um pouco estranho. Vou me explicar.
A primeira fundação que cresceu para vila e depois para cidade foi feita em 1782, certo?
Se estiver certo, ai.....ao em vez de celebrarmos o nosso aniversário (o dia em que nascemos), passamos a celebrar os anos q passaram após a nossa entrada na escola, ou conclusão da universidade ou o dia que recebemos o diploma de licenciatura, mestrado etc. Sendo assim eu tenho 5 anos, pq “elevei-me” aos licenciados a 5 anos atraz. Nosso mesmo novinho. Hehehe Para mim fazia sentido celebrar a data da primeira “fundação”... é dai que a cidade começou a crescer.

jpt disse...

Bem, serão opiniões. Eu limitei-me a encontrar algumas dúvidas sobre o porquê de ser nesta data e a constatar que se expressavam dúvidas sobre a correcção da data. De qualquer modo, e não quero fazer finca-pé na justeza da comemoração, o que se comemora nesta data é o aniversário da cidade de Maputo, não da povoação de Maputo - é uma mera convenção, mas serve para justificar a opção.
De qualquer forma, e foi nesse sentido que deixei nota, a opção realizada não assenta num erro ou numa confusão - assenta numa opção formal. Discutível porventura
cumprimentos