domingo, 3 de maio de 2009

A Gripe Suína?...Onde Vamos Parar

Esta semana começou com o susto mundial da gripe que desta vez chama-se de suína. Já tivemos a gripe dos homens. Já passou a das aves, já passou um outra de que já não me lembro muito bem, mas agora é a gripe suína que assola a humanidade. Suínos são os porcos e nós conhecemos muito bem esses animais.

Mas para não atrapalhar a coisa também aconteceu o dia dos trabalhardes a nível do mundo. Infelizmente o dia que era conhecido como sendo o dia de enfrentamento e luta pela causa de todos os trabalhadores do mundo, pelo menos no que diz respeito ao trabalho em oito horas diários, férias, remuneração razoável e consoante o trabalho realizado, nesta data somente chamou atenção a crucifixão de Jesus Cristo negro pelos madjermanes.

Este grupo já é sobejamente conhecido na nossa praça e no país inteiro. A causa que os leva a lutar é legitima e eu rezo para que passem esse entusiasmo de luta aos meus sobrinhos porque com os dados que nos são facultados, não resta muito que o grupo resista, e se resistir não vai subsistir, os esquemas estão tão infiltrados que não podemos confiar em nada nem em ninguém.

Bem no final da semana, recebemos a notícia da morte de Heliodoro Baptista. O meu coração voltou a ficar extremamente chocado. Heliodoro é um daqueles símbolos de revolta e inconformismo. Rezava ele por uma sociedade onde no mínimo cada um fosse o mais livre possível e por conta disso, e se calhar porque também tinha sua sede na Beira, o tal epicentro das revoluções, a sua voz foi mal interpretada e a corte do regime não o deu a devida vénia. Contudo, espero eu que a sua ultima morada seja mais fiel à verdade e a justiça.

Enquanto isso, foi confirmada a vitória de Jacob Zuma como o Presidente da África do Sul. A expectativa é tão grande porque com o seu génio tudo é possível e até já dizem que é por causa dele que as garagens de viaturas naquele país baixaram os preços para mais que metade. Mesmo assim, Dhlakama não consegue recompor-se, dizem que foi a Beira num ambiente de dúvida e vergonha.


Falando em visitas, O presidente da República preferiu na sua presidência aberta considerar o norte do país, nomeadamente Niassa e Nampula, onde os dirigentes locais tiveram o cuidado de limpar e varrer a casa para que o boss a encontrasse em forma. Esses dirigentes, até foram capazes de servir de maestros a quem haveria de apresentar relatórios sobre os sete milhões de Meticais. E se o nosso boss fizesse algumas visitas relâmpago?

Em Kenya, as mulheres prometeram uma greve de sexo. Embora essa decisão seja a mais forte que essas mulheres africanas puderam encontrar, não sei qual será o efeito prático, já que em África a cabeça de cima é sempre comandada pela de baixo. Na hipótese desta ser vitima de um baicote, não se pode prever o efeito. Embora se saiba que será desastroso. Mas se for no Maputo, os líderes podem ir ao Luso para se aliviarem.

Os Estados Unidos da América prometeram mais dinheiro a Moçambique para os próximos cinco anos. A questão é: qual é o retorno que esses países tão misericordiosos recebem ao oferecerem dinheiro que bem sabem servirá ao sistema corrupto? Não será o caso de exigirmos ao Ministério Pública alguma visita aos acordos e declarações sobre o desenvolvimento?

Seja como for, parece que o discurso sobre o fim da pobreza no país foi fortemente torturado no seminário organizado pelo IESE.

2 comentários:

guanazi disse...

Sabes Custodio?
as notícias que trazes para este teu canto, até podem ser do conhecimento de muitos, mas reescritas por ti, têm outro sabor.Talvez porque temperadas com um certo sarcasmo... sei lá, o certo é que convidam a uma reeflexão.

Unknown disse...

Ola minha amiga Guanazi,

Obrigado pelo elogio, sei que de ti só pode ser verdadeiro.

este texto é o segundo da série que pretendo seja semanal, todas as segundas feiras. Em uma pagina resumir aquilo que foi a semana e colocar uma dose do meu ponto de vista.

Os mesmos textos sao publicados no Autarca da Beira, um contributo meu aos irmaos la em Chiveve.

A ser assim, teremos na semana pelo menos 2 textos, um as segundas e outro as quarta (este é publicado tb no escorpiao).

De todas as maneiras, um forte abraco e optima semana!

Bjs