terça-feira, 10 de março de 2009

Chegada de 20 filhos de "Nino" Vieira atrasa início das cerimónias fúnebres





As cerimónias fúnebres do Presidente guineense estão atrasadas, aguardando a chegada a Bissau de cerca de 20 filhos de João Bernardo "Nino" Vieira, provenientes de Dacar, informou fonte do protolocolo guineense.



Os filhos de "Nino" Vieira, residentes em vários países, reuniram-se em Dacar, de onde viajam para Bissau num avião militar do Senegal, acompanhados por um ministro do Governo senegalês não identificado.



O início da cerimónia no parlamento estava previsto para as 10 horas.



A sala plenária do parlamento, onde se encontra a urna do Presidente, guardada por quatro elementos da Polícia Militar, está repleta, não há lugares sentados para todos os presentes, havendo diplomatas de pé.



O Presidente interino guineense, Raimundo Pereira, foi uma das últimas individualidades a chegar ao Palácio Colinas de Boé, onde, apesar do movimento intenso, a situação continua calma.
Não é visível a presença de chefes de Estado estrangeiros nas cerimónias fúnebres de "Nino" Vieira.



Milhares de pessoas, que foram chegando ao longo da manhã, acumulam-se nos passeios laterais junto do parlamento, alongando-se até à Praça dos Heróis Nacionais, a uns 500 metros de distância, e por onde passará o cortejo fúnebre em direcção ao cemitério municipal.

Sem comentários: