terça-feira, 8 de abril de 2008

Boicotar Pequim...

Não entendo as pessoas que dizem que “desporto tem que ser separado da política”. Os jogos olímpicos de Moscovo em 1980 foram boicotados por opções políticas, a África do Sul foi banida do desporto internacional por 30 anos por opções políticas...

E porque não se pode boicotar os Jogos Olímpicos agora, em 2008 por causa do Tibete, por causa das torturas, por causa de violação dos direitos humanos e por causa da fabricação dos produtos que põem em perigo as pessoas e os animais?

Espero que neste ano o boicote será nem tanto a opção dos governos, como dos próprios atletas. Espero que muita gente se recusa participar nestes jogos evocando as razões de saúde (clima é mau), razões de segurança (tem receios pela segurança pessoal), etc. Qualquer razão é boa, para mostrar a sua atitude perante a China. Que até agora não reconheceu o massacre da praça Tiananmen.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Custódio,

Segundo Human Rights Watch vivem mais de cem mil chineses em campos de trabalho forçado, sofrendo maus-tratos e torturas. No passado houve milhares de sequestrações de estudantes, jornalistas e opositores do regime. O budismo, o cristianismo e outras religiões já desde anos sofrem perseguição. O regime permanentemente viola a liberdade de imprensa. Mas os parceiros olímpicos pagam bilhões de dólares norte-americanos pelos direitos de transmissão por televisão e rádio. Por isso acho é bom lembrar que rádios e televisores possuem de um botão para desligar. Apesar disso acho importante a suportar o Dalai Lama, que apoia realização dos Jogos Olímpicos. Os alvos dos nossos protestos devem ser o regime chinês, o Comité Olímpico Internacional, os Patrocinadores Olímpicos, e não o Povo Chinês.

Um abraço
Oxalá