terça-feira, 25 de março de 2008

CARTA ÀS MINHAS IRMÃS E AOS MEUS IRMÃOS MOÇAMBICANOS


Caras irmãs e irmãos.

Sei que muitos de vocês conhecem o Brasil através das novelas que passam aí no país,com os seus luxos, carros do último grito, roupas dos maiores estilistas internacionais, etc.Gostaria de dizer-vos que esse é o Brasil dos 10% daqueles que vivem uma vida super luxuosa, temos uma classe média em torno de uns 30 a 40%, mas grande parte do povo brasileiro vive numa situação igual senão pior que a de muitos moçambicanos pobres.

A vida aqui não é fácil como se pode pensar ou imaginar. A vida é bem mais difícil, pois funciona também a lei da sobrevivência. É possível encontrar um grande contingente de pessoas formadas no desemprego, muitas fazendo aquilo que fazem pessoas nos nossos dumba nengues, ou seja, vender roupas, comida e toda uma gama de quinquilharias, tudo para não morrer à fome.

Pode-se ver mulheres a prostituirem-se em plena luz do dia, mulheres de todas as cores, é isso mesmo, a vida não perdoa a ninguém. Se no nosso país é difícil ver um branco pobre, aqui eles existem aos montes, desempenhando as mais diversas actividades para sobreviver, como apanhar lixo para vender às empresas de reciclagem.

Outra coisa é o racismo que se vive neste país. É isso mesmo não me enganei ao escrever. Gostaria de dizer-vos que o racismo é grande neste país, a tal ponto que o Governo Lula por reconhecer os efeitos perversos do mesmo, instituiu uma secretaria para a promoção da igualdade racial e, realizou-se , este ano, a primeira conferência nacional para a promoção da igualdade racial.

Para comprovar o que estou dizendo,vou fazer a seguinte transcrição:"O Brasil representa um caso clássico de hegemonia racial, no qual se nega a existência das desigualdades raciais, ao mesmo tempo que se produz mais desigualdade"-Hanchard (1992:155), in Edward Telles, Racismo à Brasileira - uma nova pesrpectiva sociológica, página 205 e seguinte, Relume Dumará, Rio de Janeiro,2003.

Caras irmãs e caros irmãos. O Brasil está longe de ser o eldorado para vocês, primeiro porque é um país extremamente racista, segundo por ser um país extremamente desigual, onde a riqueza está nas mãos de apenas 10% da população,e onde grande parte vive na pobreza.

Igualmente, posso vos dar o meu testemunho, pois pude presenciar esta realidade. Em São Paulo vi pessoas de todas cores na mais completa miséria, e não precisei ir para o interior. Isso vi em plena avenida paulista, local onde estão os mais respeitados escritórios do país, bancos, sedes de televisões, só para citar alguns exemplos.

Tive a oportunidade de visitar algumas regiões, para ser mais preciso a zona oeste. O que a diferencia de Xipamanine ou de Chamanculo, é o facto de ter muitos brancos, fora isso a realidade é idêntica. Desculpe,o nosso país ainda é um pouco melhor pois não há favelas.

Dizer que as favelas são habitadas por pessoas pobres, com casas precárias, feitas de cartão,sem quaisquer condições de habitabilidade. Certo se torna que nem todas as casas são assim. Há casas feitas de tijolo, com energia eléctrica, água canalizada, mas grande parte são as que descrevi em primeiro lugar.

Outra questão tem a ver com a violência que se vive nas favelas. Dizer que esta tem como principais mentores os traficantes de droga, mas a violência não é tão grande como se vê nas televisões, pois tive oportunidade de visitar uma favela no Rio de Janeiro-Favela casa branca, sita na Tijuca, e não me deparei com essa violência.
Geralmente ela ocorre quando grupos rivais entram em confronto para disputarem pontos de venda de droga, mas que no dia a dia a violência é igual a de uma cidade como Maputo, com.roubos de carteiras,celulares etc.

Sem dúvidas que este país é muito bom para visitar, mas não para viver. O melhor local para visita é o Rio de Janeiro, com suas belezas naturais estonteantes, praias maravilhosas e arquitecturas interessantes, como o pão de açúcar, o cristo redentor, por exemplo.

Outro local interessante para visitar é Salvador da Baía pelo facto de ter uma afinidade com África, existir uma grande população negra, portanto dá para visitar e receber o seu testemunho sobre a sua ligação com o nosso continente.

Portanto, caras irmãs e irmãos, não se iludam com aquilo que as novelas nos dão a ver pois não representam, de forma alguma, a realidade. Não cometam a barbaridade de sonharem em viver neste país, a menos que tenham propostas sérias de trabalho ou venham transferidos por suas entidades patronais.

Joaquim Dimbana
Jurista,
Trabalhador da Liga Moçambicana de Direitos Humanos.
De São Paulo, Brasil, 2005

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.
Primeiramente meus parabéns pelo excelente blog.
Venho através deste, pedir-lhe autorização para colocar um link de seu blog em meu site http://clovistelles.blogspot.com/ na seção de "Sites Parceiros".
Apesar de meu blog não estar no nível do seu, a intenção é de continuar sempre crescendo, e um dia chegar lá.
Também quero pedir-lhe que ao visitar o meu blog, e achando interessante e conveniente, por favor, coloque um link do meu site em seu blog, para que eu possa crescer mais, divulgando e discutindo idéias com os seus leitores.
Mais uma vez meus cumprimentos. Obrigado Clóvis Alessandro de Souza Telles.

Unknown disse...

As pessoas precisam conhecer o que se passa na áfrica, não só o que nos é mostrado pelos programas que mostram apenas os animais selvagens as expedições turísticas, a África é muito mais que isso. A América Latina precisa saber o que se passa sem omissão de detalhes como fazem a imprensa que só publica o que se vende.
Vamos usar nossos blogs para uma divulgação livre e independente de interesses comerciais.

Na Graça de Jesus,

Marcos Gomes
Umuarama - Paraná - Brasil.

Unknown disse...

Ola
Obrigado pelos voissos comentarios
Ando com problemas de net nestes dias
Mas o Clovis, podes muito bem fazer o link
Eu nao sei como colocar o teu link no meu blog, dai que nem sei contar quantos entram no meu sitio, tenho dificuldades de encontar alguem k me dea a dica, mas pode crer que logo que eu puder eu te linko.

Concordo com vc irmao Masrcos, longe da manipulacao da midia e comercial vamos nos levar a verdade ....porque ela liberta!!

sempre
Custodio Duma