terça-feira, 4 de maio de 2010

Alice Mabota: Prémio Mulher Coragem 2010

A presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, recebeu ontem, em Maputo, o Prémio "Mulher de Coragem 2010" em reconhecimento do seu trabalho na promocao e defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Mulher.
O Prémio é outorgado à mulheres líderes emergentes mundialmente e foi entregue à Alice Mabota pela embaixadora norte-americana em Moçambique, Leslie Rowe, na companhia do Adjunto Secretário do estado Norte Americano.
A Liga dos Direitos Humanos é a primeira Organizacao da Sociedade Civil Mocambicana a abordar abertamente a matéria dos Direitos Humanos no país.

O prémio foi instituído pela antiga secretária do Estado norte-americano Condoleezza Rice para assinalar o Dia Internacional da Mulher.
Parabens Alice Mabota
Parabens LDH

16 comentários:

Anónimo disse...

Venho me juntar, para parabenizar a nossa grande lutadora Alice Mabota, e muito justo. parabens.Nelson

Custódio Duma disse...

Parabens mesmo....estamos juntos nessa!

Ximbitane disse...

Premio justo! Ela merece, parabéns que a luta continua!

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Caro Duma,

Faca chegar os meus parabens a Dra Alice! Ela e uma Mulher com M Maiusculo!

Um abraco das saias da rainha,

Araujo

Custódio Duma disse...

Passarei meu mano.

Thanks

vania ngoque disse...

Amizade...
Mulher Coragem so por dizer...muitos sao os feitos desta mulher e homenagea-la enquanto vive e o mais correcto...os meus parabens a LDH em particular a Aice Mabota...

Chacate Joaquim disse...

Ameaças, acusações feitas a Alice foram alavanca para esta vitória, esperamos que este prémio sirva de água sobre gás ardente. para bens LDH

Anónimo disse...

bom dia, parabens pelo premio. venho por meio desta denunciar que a ministra da administracao estatal bateu em seu gabinete uma funcionaraia e ~pos se a insulta la nomes feios na presenca do vice ministro que segurou a ministra pela sentura e as pernas dela ficaram fora, nada justifica violencia. investigue e proceda Dr Mabota. chega de abusos de puder!

Anónimo disse...

a ministra da administracao estatal fala em contencao de custos e o engracado eh que viajou para espanha e ficou la 1 dia, mas pediu ajuda de custos de 05 dias na direccao de desenvolvimento rural e 05 dias no departamento das financas do ministerio.

15 funcionarioas pediram para sair.ha 02 anos que nao se muda de carreira, a falar de contencao de custo e ainda faz os outros de parrvos e diz ªnao eh para irem as televisoes meus filhosª

Ze disse...

Boa tarde. Dra Alice Mabota, a senhora eh das poucas mulheres que tem os pes nos chao. tenho muito respeito por si e pela senhora graca machel e tantas anonimas que trabalham arduamente,para o bem de todos.

escrevo lhe para denunciar, que no Ministerio da Administracao Estatal estao a pagar horas extras ha dois anos mas que no entanto depois das 15 nao se encontra ninguem la. isso tudo para ganhar simpatia da maioria que nao vem com bons olhos a senhora que esta la a mandar e nao trabalha.

existe uma carta de cerca de 07 pessoas a pedir intervencao da ministra para mudanca de carreira e ela com medo de responder por escrito chamou os funcionarios e disse um monte de palavras doces que nao convence nem a uma crianca.

e ela esta transferir amigas suas de nampula para ca, afinal o quadero de tecnicos superiopres nao esta cheio?

mandou filhos dos seus amigos estudarem no brazil. afinal contencao de custos eh para alguns?

Dra Alice Mabota nos fomos estudar ja velhinhos para garantir uma reforma condigna para o sutento dos nossos filhos. mas a ministra esta nos a violentar psicologicamente. nos estamos frustrardos, desmotivados e cabaremos por apanhar esgotamento NYANDAYEEEEEEEYOOOOOOOOOOO

jacinta disse...

Acto de denuncia

Minha Ministra, bateu a uma colega nossa, irma da Governadora da cidade de Maputo. Tudo isso porque a colega negou ser transferida para o governo da cidade de maputo alegando nepotismo.a ministra ofendida, lancou se desesperadamente ao pesoco da funcionaria indefesa que nao reagiu. Se a ministra bate irma da sua colega governadora de Maputo que por sinal sua colega e camarada. o que fara aos funcionarios que nao tem familiares dirigentes? vai lhes matar entao?

Alberta pinto disse...

Trabalho na RM, na quinta feira ouvi gritos estericos no Ministerio que esta ao nosso lado direito para quem vem da catedral.Alguns funcionarios lça de fora comentavam, a NOSSA MINISTRA ESTA POSSUIDA POR MAUS ESPIRITOS, baixou de nivel e bateu a uma funcionaria que disse ser nepotismo transferir lhe para o gabinete da sua irma. investiguem, vao atras dessa funcionaraia. NADA justifica violencia. ABAIXO A VIOLENCIA. ABAIXO AS MULGERES QUE NOS DESONRAM: ABAIXO AS MULHERES QUE NAO RESPEITAM O DIREITO A honra e bom nome e compactuam com a volencia no local de trabalho.

felicidade Sabao disse...

Dr Custodio Duma. A minha sobrinha pediu transferencia e a sua superior disse que nao vai assinar porque nao quer nenhum expediente de traidores, machuabos. ja passam 6 meses que nao lhe foi concedida a transferencia. Ate que ponto,um superior pode se recusar a receber expedientes de um funcionario? o que podemos fazer? uma vez que a minha sobrinha nao consegue comer nem dormir. nao sera isso uma violencia psicologica? pedimos ajuda para ver salvaguardados os direitos humanos, do cidadao e da funcionaria.

Mausse PHD disse...

ESTA FOI O CAIR DO PANO. DEPOIS DE ATACAREM AO MANUEL DE ARAUJO COMO PESSOA E DIZEREM QUE NAO TEM ESTRUTURA FAMILIAR, ATACARAM MARIA MORENO DISSERAM QUE ERA DIVORCIADA, ESTA VEZ FOI A MINISTRA DA ADMINISTRACAO ESTATAL QUE PULOU COM O SEU CORPO FUSIFORME PARA CIMA DE UMA FUNCIONARIA QUE POR CINAL EH DE QUELIMANE. PARA SAIR DE LA FOI NECESSARIO O ESFORCO FISICO DE DOIS HOMENS, VICE MINISTRO E SECRETARIO PERMANENTE QUE SEGURARAM NAS PATES SENCIVEIS DA SUA SUPERIOR. ESTA, AINDA TENTOU ALCANÇAR A FUNCIONARIA PELOS CABELOS ESTICANDO O BRACO. E DEMOSTROU A SUA INCAPACIDADE DE RESOLUCAO DE CONFLITOS INSULTANDO A FUNCIONARIA ALGO COMO CADELA, ESTUPIDA ORDINARIÃ E QUE TINHA PROBLEMAS SOCIAS COM O MARIDO.COMO SE ELA NAO OS TIVESSE. QUEM NAO CONHECE A VIDA DELA? A MINISTRA IA GRITANDO ESTERICAMENTE ALGO COMO - EU TAMBEM SOU MULHER COMO VOCE. COMO SE EM ALGUM MOMENTO ALGUEM TIVESSE LHE CONFUNDIDO COM UM HOMEM. VAMOS VIVER AGORA COM ESSA ESTERIA TODA DE ATAQUE A PESSOAS, E AGORA PASSANOS PELA VIOLENCIA FISICA? SENHORA MINISTRA, PERDEU A CHANCE DE DEMOSTRAR CAPACIDADES DE GESTAO DE CONFLITOS E SEM ARGUMENTOS USOU A FORCA RFFISICA PARA INTIMIDAR A FUNCIONARIA QUE AMEACOU IR A LIGA DOS DIREITOS HUMANOS. PEDIMOS A INTERVENCAO DESTE ORGAO, PARA ESTANCAR ESTA ONDA DE VIOLENCIA VERBAL E FISICA DOS DIRIGENTES PARA COM OS CIDADAOS.PEDIMOS A INTERVENCAÕ DA LIGA DOS DIREITOS HUMANOS PORQUE. FICAMOS A SABER QUE PARA ALEM DISSO, TRANSFERIRAM A FUNCIONARIA PARA UM LOCAL SEM CONDICOES E NAO FOI ATRIBUIDA QUAISQUER TIPO DE ACTIVIDADE.PARA VER SE ELA PERDE A VIDA POR FRUSTRACAO.

Anónimo disse...

Os comentários postados aqui sobre a Ministra da Administração Estatal são de bradar os céus.Alguns comentaristas não se coíbem de ofender a honra e o bom nome das pessoas.
Não acredito que,sejam quais forem as razões,a Ministra da Administração Estatal tivesse se atirado ao pescoço da tal funcionária, ainda por cima em frente do Vice-Ministro e do Secretário Permanente.Cadê o laudo médico?Onde estão as fotos com as escoriações?
Por acaso os comentaristas terão procurado saber porquê quando a tal funcionária que se diz ofendida foi transferida de Quelimane para Maputo houve festa rija no seu antigo local de trabalho em Quelimane?Terão procurado saber porquê ela não é desejada em nenhuma Direcção do MAE por ser extremamente conflituosa,a ponto de insultar,ameaçar com porrada os seus colegas do sexo masculino e feminino (superiores hierárquicos ou não) - talvez tenha algum treino específico em Kung Fu -,pôr em causa a masculinidade de alguns colegas e ameaçar rasgar as roupas íntimas das suas colegas?Investiguem os antecedentes da tal funcionária e verão que há por aí muita coisa podre,e poderão descobrir que,muito provavelmente,ela não está em pleno gozo das suas faculdades mentais.

Custódio Duma disse...

Prezados,

Como a maior parte dos comentarios e denuncias sao anonimas, pouco podemos fazer, agradecia que enviassem mais detalhes e promenores. Podem mandar para o meu mail particular: custodio.duma@gmail.com e darei o devido encaminhamento.

Cordialmente

Custodio