Hoje, no Café da Manha, programa matinal da RM, o Ministro da Saúde deu conta de que em Moçambique, o numero de médicos e baixissimo, sendo 1 para cada 26 mil habitantes.
Deu também conta de que a formação dos médicos pela faculdade de Medicina na UEM, esta a baixar de qualidade, tendo também conversado com o respectivo reitor para considerar a situação.
Indo mais fundo, Ivo Garrido, mostrou que preocupação com a Saúde deve ser acima de tudo com a distribuição de renda no pais, produção e distribuição, não excluir os pobres nos rendimentos nacionais.
Hoje, o Ministro foi muito realista, tendo deixado de parte o discurso politico, num momento de fim do ano e nas vésperas do informe anual do PR sobre o Estado da Nação, Ivo põe o dedo na ferida.
Agora, sobre o numero de médicos, 'e verdade que temos 1/26.000, na pratica o que acontece e que, esses poucos médicos estão mal distribuídos, sendo que pode encontrar 20 médicos numa zona com 50.000 habitantes e nenhum medico onde moram também 50.000 habitantes.
Dai que a nossa forma de ver, a distribuição justa de rendimentos, deve também ser acompanhada de distribuição justa de quadros e técnicos...
Muita saúde Dr Ivo
Boas Festas a todos médicos e medicas, enfermeiras e enfermeiras, serventes, motoristas e todos funcionários e trabalhadores da saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário