segunda-feira, 24 de maio de 2010

Racismo nas Notícias sobre Katrine

Brancos Acham e Negros Saqueiam

sexta-feira, 21 de maio de 2010

1ª Feira Made in Moçambique

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MISA-MOÇAMBIQUE REPUDIA AMEAÇAS A SALOMÃO MOYANA


O MISA-Moçambique (e este blog também) tomou conhecimento, na manhã desta quarta feira, que o jornalista e director do semanário MAGAZINE INDEPENDENTE, Salomão Moyana, tem vindo, desde a noite de ontem, terça feira, a ser alvo de ameaças de morte proferidas por pessoas desconhecidas, que o fazem através de mensagens SMS não assinadas.

Uma das passagens de uma das mensagens, aparentemente, com motivações políticas, diz:

“ (…) vimos aquilo que você andou a escrever no seu jornal, tu escreves merda e pensas que nós somos burros. Você é Frelimo tribalista que defende bandidos ladrões como o seu pai Guebuza. Tu andas a insultar Jacamo, pensas que podes destruir a imagem dele com aquela merda que escreveu. Nós estamos chateados e começou há muito tempo, escreveste no Savana, Zambeze e agora Maginero. Guebuza roubou votos e tu macaco de puta não disse nada…já estamos fartos de ti…. (…) …vamos te bater, vamos de prokurari para ti batir bem qui nunka vesti na vida (…).”.



Na mesma noite destas mensagens, a viatura pessoal do mesmo jornalista foi vandalizada na sua residência: partiram-lhe vidros, arrancaram-lhe espelhos laterais, rádio reprodutor de CD e vazaram-lhe as rodas.

O MISA-MOÇAMBIQUE denuncia e repudia, nos mais veementes termos, estes actos bárbaros de intimidação e de cerceamento da liberdade de expressão e de Imprensa, valores nobres consagrados na Constituição da República, e apela às autoridades policiais competentes para que ponham em prática todas as medidas necessárias para a garantia da segurança do jornalista ameaçado, bem como para a localização dos mentores de tais ameaças, com vista a levá-los à barra da Justiça.

Numa sociedade democrática e pluralista, como a moçambicana, é inaceitável que alguns sectores ainda recorram a métodos criminais para fazer valer os seus objectivos.

O MISA-Moçambique apela, igualmente, a todas as forças vivas da sociedade para que repudiem este acto bárbaro que atenta contra a sã convivência política e social no País.

Maputo, 19 de Maio de 2010.

Maldade dos Homens

Este homem é vítima da maldade dos Homens!

Este homem foi um bebezinho. Um filho querido da mae dele. Um amiguinho dos seus concidadaos no bairro.
Ele foi um inocente! Alguém que teve sonhos. Alguém que tem emocoes...

Agora vejam só no que a maldade dos homens o transformou.

Temos o direito de ser..

sexta-feira, 14 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Katyn será exibido em Maputo

Sexta-Feira, 21 de Maio; CCFM às 17h00 e 20h00
Quarta-Feira, 26 de Maio; UEM: Faculdade de Letras e Ciências Sociais às 15h00

Cinquenta anos após a sua primeira criação cinematográfica sobre a revolta de Varsóvia intitulada “O Canal” – o clássico que colocou o cinema polaco na cena internacional – o mestre Andrzej Wajda oferece-nos “Katyn”, um outro filme sobre a tragédia da Segunda Guerra Mundial. O filme deve o seu título à região florestal da Rússia actual, onde 21.768 oficiais e civis polacos foram executados pela polícia secreta de Estaline, a NKVD.

“Katyn” empenha-se em dar mais clareza a um acontecimento que foi durante um longo período deliberadamente encoberto de mistério. Durante os cinquenta anos da influência soviética, os relatos oficiais sobre o Katyn culpabilizaram nesta tragédia o regime nazi da Alemanha. Na altura em que Mikhail Gorbachev e posteriormente Boris Yeltsin assumiram a culpabilidade soviética, a verdade sobre Katyn já era um segredo aberto.

Ver o filme no Vídeo Google (versão integral legendado em português):
http://video.google.com/videoplay?docid=-2080155985610903776

Katyn / Ficha Técnica
Co-produção: Polónia – União Europeia
Realizador: Andrzej Wajda
Drama, 115 min, 2007, com legendas em inglês
Com: Andrzej Mijewski, Maja Ostaszewska, Andrzej Chyra

terça-feira, 4 de maio de 2010

Alice Mabota: Prémio Mulher Coragem 2010

A presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, recebeu ontem, em Maputo, o Prémio "Mulher de Coragem 2010" em reconhecimento do seu trabalho na promocao e defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos da Mulher.
O Prémio é outorgado à mulheres líderes emergentes mundialmente e foi entregue à Alice Mabota pela embaixadora norte-americana em Moçambique, Leslie Rowe, na companhia do Adjunto Secretário do estado Norte Americano.
A Liga dos Direitos Humanos é a primeira Organizacao da Sociedade Civil Mocambicana a abordar abertamente a matéria dos Direitos Humanos no país.

O prémio foi instituído pela antiga secretária do Estado norte-americano Condoleezza Rice para assinalar o Dia Internacional da Mulher.
Parabens Alice Mabota
Parabens LDH