domingo, 31 de janeiro de 2010

O Drama dos Negros e a Maldição

Ninrode

A tragédia no Haiti levantou várias questões relativas a situação dos negros no mundo. Uma reflexão que não é de hoje mas que nunca chega a resultados confortantes. O que se apresenta como tese provável é que onde estiverem os negros, ali há dor, sangue, lágrimas e miséria. Isto leva-me a desenvolver um pouco a questão da maldição.

Acompanhei que um alto funcionário do governo haitiano no Brasil, chegou a afirmar que os negros estavam todos amaldiçoados e que onde eles estiverem esse lugar está mal. É claro que ele pronunciou estas palavras em off record, mas os jornalistas, naquele seu jeito característico publicaram a gafe. Entretanto, a questão que fica é: de onde vem essa ideia de maldição dos negros?

Uma das teorias mais difundidas tem como fonte a Bíblia Sagrada. Numa história acontecida depois do dilúvio, em que Noé, o sobrevivente, não era o único, ele tinha três filhos que eram: Sem, Cam ou Cão e Jafeth. Estes três filhos de Noé é que povoaram a terra depois da morte de todos por chuvas intensas. Mas antes de povoarem a terra Noé tornou-se lavrador da terra e plantou uma vinha.

A vinha é uma plantação de videiras para a produção de vinho ou uvas de mesa e passa. Quando a plantação é de grandes extensões, então chama-se vinhedo. Noé plantou uma vinha e dela colheu uvas suficientes para produzir vinho e embebedar-se pesadamente a ponto de deitar-se nu na sua tenda.

É aqui que a coisa se complica, de acordo com a Bíblia Sagrada, no livro de Génesis, no capitulo 9 a partir do versículo 20 a 29, conta-se que Cam, o tal que também é conhecido por Cão, (não o canino) quando viu a nudez do seu pai, foi contar como uma piada aos seus outros dois irmãos, a Sem e a Jafeth. Estes tomaram a providencia de cobrir o pai sem olhar para os seus órgãos genitais.

Noé recuperado da bebedeira, ouviu o que acontecera e o que o seu filho mais novo Cam fizera. Foi assim que ele proferiu as seguintes palavras de maldição: Maldito seja Canaa, servo dos servos seja aos seus irmãos. Depois abençoou os outros dois filhos, os que lhe taparam a nudez, com as seguintes palavras: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e seja-lhe Canaa por servo. Alargue Deus a Jafeth e habite nas tendas de Sem e seja-lhe Canaa por servo.

O Capitulo 10 de Génesis fala dos descendentes de Noé, homem sobrevivente do dilúvio e que viveu 950 anos. Jafeth teve 7 filhos, Cam teve 4 filhos e Sem, que era o irmão mais velho de Jafeth teve 5 filhos.

Não vou falar de todos os netos de Noé, mas somente dos filhos de Cam, o tal que foi amaldiçoado. Os seus filhos são: Cusi ou Cush, Mizraim, Pute e Canaa. Um dos netos de Cam, filho de Cush, tornou-se um homem muito poderoso e famoso, ele esteve na origem de Babel, da Assíria de Ninive, entre outros grandes reinos e grandes cidades da época, trata-se de Ninrode.

De acordo com estudiosos dessa época, como o famoso Flavius Joseph, Ninrode, de seu nome que significa rebelde,"pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas."
Entretanto, os filhos de Cush, neto de Noé por Cam, o tal que foi amaldiçoado, para alem de dominarem e povoarem uma larga área na Ásia, também povoaram as regiões da Africa como é o caso hoje de Egipto Sudão, Etiópia, Somália e outros. Aqui, afirma-se que os filhos de Cush também estiveram na origem dos africanos, já que antes deles nada existia em consequência do dilúvio.
Esta é pois a origem da tal apregoada maldição dos negros. No caso do relato bíblico estar certo, diríamos que a mesma maldição atingiu asiáticos já que os descendentes de Cam povoaram largamente aquele continente. E os defensores desta tese fazem uma pergunta realmente forte: no contexto moderno da sociedade, quem está servindo quem? Quem é o servo dos servos? A resposta para esta pergunta está em África e na Ásia.
São os africanos que servem o mundo. Parece verdade. São os africanos que parecem para alem de servir aos servos dos servos, continuam a viver uma série de infortúnios que de nenhuma maneira dignificam o ser humano. A ser verdade tudo que a bíblia diz, Ninrode seria o primeiro modelo de rebeldia para os africanos e asiáticos e desde ele para cá, entre estes povos, dificilmente se chega a consenso.
Por economia de espaço, gostaria de continuar esta reflexão na próxima semana. Mais não disse.

9 comentários:

Unknown disse...

Estou acompanhado Duma

Unknown disse...

Muito obrigado meu mano. Estamos juntos nessa. Para a semana, desenvolverei mais sobre os negros e a suposta maldicao.

Mas a figura de Cam, Cao ou Ham como as vezes é chamado, tambem a figura do Ninrode seu neto sao muito interessantes e vale a pena continuar a estuda-las.

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ disse...

Muito bem visto meu caro amigo... Gostei e aprendi um pouco da Bíblia ;)

Abraços

Unknown disse...

Clandestino meu mestre...tens que aceitar que és o maior...eu é que aprendo de ti...embora poucas vezes tenho a chance de falar te isso.

Espero poder continuar esta materia nesta semana, mas Nanando e Manhenje estao a chamar me para outras reflexoes, vamo la ver o que da certo.

Mas como o prometido é devido...vamos a luta!

David Ker disse...

Interessante. Entre os meus amigos africanos existe esta tendência de atribuir a maldição a sua raça. Mas como cristão eu diria que na nova realidade toda a maldição do antigo testamento já torna sem efeito. A bênção nos espera sem referencia a nosso cor.

Jediael Everton Cutrim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jediael Everton Cutrim disse...

Amigos vejam este link, com certeza vão gostar. "O negro na bíblia", muito bom mesmo.
http://www.movimentoafro.amazonida.com/o_negro_na_biblia.htm

Unknown disse...

Caro Jediaem,

Gostei do link e do conteudo.

Nao sei porque é que se tenta apagar a história dos negros. Nao entendo porque é que se pretende ignorar a presenca dos negros.

Seja como for, penso que é tempo de comecarmos a pensar que a maldicacao está nas cabecass de certas pessos e nao na cor dos seres humanos.

Custodio

ROSILÉIA ROBERTO disse...

Olá,amigo, estamos juntos nessa!
http://kilomboidentidadeclub.blogspot.com.br/