Ninrode
A tragédia no Haiti levantou várias questões relativas a situação dos negros no mundo. Uma reflexão que não é de hoje mas que nunca chega a resultados confortantes. O que se apresenta como tese provável é que onde estiverem os negros, ali há dor, sangue, lágrimas e miséria. Isto leva-me a desenvolver um pouco a questão da maldição.
Acompanhei que um alto funcionário do governo haitiano no Brasil, chegou a afirmar que os negros estavam todos amaldiçoados e que onde eles estiverem esse lugar está mal. É claro que ele pronunciou estas palavras em off record, mas os jornalistas, naquele seu jeito característico publicaram a gafe. Entretanto, a questão que fica é: de onde vem essa ideia de maldição dos negros?
Uma das teorias mais difundidas tem como fonte a Bíblia Sagrada. Numa história acontecida depois do dilúvio, em que Noé, o sobrevivente, não era o único, ele tinha três filhos que eram: Sem, Cam ou Cão e Jafeth. Estes três filhos de Noé é que povoaram a terra depois da morte de todos por chuvas intensas. Mas antes de povoarem a terra Noé tornou-se lavrador da terra e plantou uma vinha.
A vinha é uma plantação de videiras para a produção de vinho ou uvas de mesa e passa. Quando a plantação é de grandes extensões, então chama-se vinhedo. Noé plantou uma vinha e dela colheu uvas suficientes para produzir vinho e embebedar-se pesadamente a ponto de deitar-se nu na sua tenda.
É aqui que a coisa se complica, de acordo com a Bíblia Sagrada, no livro de Génesis, no capitulo 9 a partir do versículo 20 a 29, conta-se que Cam, o tal que também é conhecido por Cão, (não o canino) quando viu a nudez do seu pai, foi contar como uma piada aos seus outros dois irmãos, a Sem e a Jafeth. Estes tomaram a providencia de cobrir o pai sem olhar para os seus órgãos genitais.
Noé recuperado da bebedeira, ouviu o que acontecera e o que o seu filho mais novo Cam fizera. Foi assim que ele proferiu as seguintes palavras de maldição: Maldito seja Canaa, servo dos servos seja aos seus irmãos. Depois abençoou os outros dois filhos, os que lhe taparam a nudez, com as seguintes palavras: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e seja-lhe Canaa por servo. Alargue Deus a Jafeth e habite nas tendas de Sem e seja-lhe Canaa por servo.
O Capitulo 10 de Génesis fala dos descendentes de Noé, homem sobrevivente do dilúvio e que viveu 950 anos. Jafeth teve 7 filhos, Cam teve 4 filhos e Sem, que era o irmão mais velho de Jafeth teve 5 filhos.
Não vou falar de todos os netos de Noé, mas somente dos filhos de Cam, o tal que foi amaldiçoado. Os seus filhos são: Cusi ou Cush, Mizraim, Pute e Canaa. Um dos netos de Cam, filho de Cush, tornou-se um homem muito poderoso e famoso, ele esteve na origem de Babel, da Assíria de Ninive, entre outros grandes reinos e grandes cidades da época, trata-se de Ninrode.
De acordo com estudiosos dessa época, como o famoso Flavius Joseph, Ninrode, de seu nome que significa rebelde,"pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre [...] e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas."
Entretanto, os filhos de Cush, neto de Noé por Cam, o tal que foi amaldiçoado, para alem de dominarem e povoarem uma larga área na Ásia, também povoaram as regiões da Africa como é o caso hoje de Egipto Sudão, Etiópia, Somália e outros. Aqui, afirma-se que os filhos de Cush também estiveram na origem dos africanos, já que antes deles nada existia em consequência do dilúvio.
Esta é pois a origem da tal apregoada maldição dos negros. No caso do relato bíblico estar certo, diríamos que a mesma maldição atingiu asiáticos já que os descendentes de Cam povoaram largamente aquele continente. E os defensores desta tese fazem uma pergunta realmente forte: no contexto moderno da sociedade, quem está servindo quem? Quem é o servo dos servos? A resposta para esta pergunta está em África e na Ásia.
São os africanos que servem o mundo. Parece verdade. São os africanos que parecem para alem de servir aos servos dos servos, continuam a viver uma série de infortúnios que de nenhuma maneira dignificam o ser humano. A ser verdade tudo que a bíblia diz, Ninrode seria o primeiro modelo de rebeldia para os africanos e asiáticos e desde ele para cá, entre estes povos, dificilmente se chega a consenso.
Por economia de espaço, gostaria de continuar esta reflexão na próxima semana. Mais não disse.