quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hélder Nhamaze: Foto com Rastas Para o B.I.


Acabo de conversar com o meu amigo Hélder Nhamaze, que me confirmou ter sido permitido tirar a foto para o seu Bilhete de Identidade sem complicações com as suas dreads.

A ser verdade, este, é o primeiro passo para uma grande revolução neste país!
Uma Revolução que culminará com a conclusão segundo a qual, cada moçambicano tem a liberdade de viver a sua vida, da maneira mais plena e mais expressiva que lhe convier, sem medo e sem inibições, desde que não atropele a liberdade dos outros.

Parabéns Hélder, Parabéns Moçambique!!!!!!
Jah Live!!!

12 comentários:

vania ngoque disse...

Amizade...
Se nao deixassem o Nhamaze tirar foto com as rastas podes crer que ele ficava sem BI, pq de maneira nenhuma este rapaz aceitaria despojar-se daquilo que mais lhe identifica.
Eh, Mocambique parece que esta a caminhar para uma liberdade plena como diz o amigo CD...e quando chegara a vez das instituicoes publicas deixarem de se ridicularizarem qdo nao deixam entar de manga cava, calcoes, chinelos, eh tudo uma chatice. Ja diz o velho ditado as aparencias enganam...nao preciso por fato e gravata tdos dias para ser respeitado, nao nao...e preciso em primeiro lugar a pessoa se identificar com o seu traje para poder fazer e fazer bem...

Egidio Vaz disse...

Cá entre mim. Nhamaze ainda não tinha BI? De qualquer maneira, já lá vai uma lufada de ar...fresco que se diga para a nossa democracia.

Unknown disse...

Como diziam os negros, antigamente, nos EUA, quando nao eram livres, ou pelo menos, quando a opressao era brutal: WE SHALL OVER COME, ONE DAY!!!!

Unknown disse...

Hehehehe Egidio,

Tu sabes que eu nao tenho BI faz dois anos...nao por causa de Rastas, se calhar porque nao as tenho...

Anónimo disse...

Sou um homem e To feliz com a noticia sobre a foto para o BI do Nhamaze, amanha mesmo vou trançar umas mirabas ou então vou pintar meu cabelo, colocar uns brincos e vou tirar uma foto para o meu BI.Eh, Mocambique parece que esta a caminhar para uma liberdade plena.....respondendo ao Egidio: Olha, tudo indica k o Nhamaze não tinha ou não tem BI, basta ver os comentários da Vania Ngoque, da para perceber. Agora é caso para perguntar, k tipo de pessoa é esta k preferia ter Rasta em deterimento de BI? acho k é um grande patriota.

Acho k o Duma não tem BI mas tem um documento/talão k dé a entender k ta a espera de um BI.

Svip

PS// Eu prefiro BI que RASTA, Mirabas, toto, etc, etc.

Unknown disse...

Hey...anónimo...tens uns pontos de vista muito pesados! Eu tinha pensado que esta discussao era leve...

Chauque disse...

finalmenete, o bom senso reina sobre as leis dos homems, gostei de saber isso é muito positivo porque o movimento rasta esta a tornar-se muito forte no nosso pais , e concordo com a opiniao da Vania, haveria sim ou ha sim muitos rastas que ate podem nao ter BI, so por simples razao de nao aceitarem cortar o cabelo para ter o BI, as aparecias enganam, lembram-se da publicidade do Sprite?
Eu tive que cortar infligmente para puder trabalhar no Estado, que mer...

e nao esqueçamos que o Boby marley quando diagonosticado o cancro ainda no dedo , negou que cortassem ou amputassem o dedo,porque era contra a sua crença, e o cancro alastrou-se e morreu, cada Homem é uma raça

Unknown disse...

Chauque, eu lembro-me bem da publicidade da Sprite e devo adiantar que a Sprite é muito boa em fazer suas publicidades!

Quanto ao assunto, deixe-me dizer-te que mais do que regras e o resto, o ser humano tem dificuldades de aceitar o outro assim como ele é! É preconceito e ignorancia...aos poucos vamos saindo dessa..

Acredito que qualquer dia teremos advogados, homens como diz o anónimo, de RASTAS a defenderem seus clientes em tribunal...um dia os teremos!

Boa tarde

Américo disse...

Há terrenos que não podemos pisar por uma simples razão: o desconhecimento. Falo isso por causa do amigo anónimo. O sarcasmo dele demonstra uma certa ignorância sobre a religião Rastafari (alguns chamam de movimento). Não falo especificamente de dreads, porque isso qualquer madjembene faz. Falo do Rastafarianismo como religião, com crenças´e princípios próprios. O que faz o anónimo é tentar comparar uma associação de amigos de acampamento e as testemunhas de jeová. Investiguei um pouco a religião rastafari, e posso vos garantir que tem princípios fortes e aglutinadores que muitas das religiões "clássicas" que conhecemos. O cerne da religião é a liberdade individual, que é a base da liberdade colectiva. E liberdade individual é a capacidade de um "brother" ser ele mesmo. I and I. Aconclusão que cheguei é que os rastas (a religião e não os dreads), é o trampolim mais seguro, mais rápido e mais identificável para o almejado renascimento africano. Mas isso é papo para outro debate. Assim, senhor anónimo aconselho-te a moderar a linguagem numa situação desconhecida, senão depois abres a boca de espanto sobre o que disseste antes. Abraço. Jah Guide.

Unknown disse...

Meu mano..A religiao Rasta contem em si uma dimensao de conhecimentos muito profundos e de dificil comprensao. É preciso uma tremenda capacidade de abstracao para perceber uma boa parte do seu conteudo. Por isso que mentes como as do anónimo, devem em principio ser toleradas...nao é exercicio facil de fazer...nem teste fácil de passar!

Unknown disse...

Fico feliz sabendo disso, pos agora me sinto seguro... Porque a preocupação que me via em mente era sobre a documentação. Parabéns e sucessos.

Latino music disse...

Muito bom realmente estamos em uma nova era . eu estou ainda com receio
Pelos cabelos longos.