Acabo de conversar com o meu amigo Hélder Nhamaze, que me confirmou ter sido permitido tirar a foto para o seu Bilhete de Identidade sem complicações com as suas dreads.
A ser verdade, este, é o primeiro passo para uma grande revolução neste país!
Uma Revolução que culminará com a conclusão segundo a qual, cada moçambicano tem a liberdade de viver a sua vida, da maneira mais plena e mais expressiva que lhe convier, sem medo e sem inibições, desde que não atropele a liberdade dos outros.
Parabéns Hélder, Parabéns Moçambique!!!!!!
Parabéns Hélder, Parabéns Moçambique!!!!!!
Jah Live!!!
12 comentários:
Amizade...
Se nao deixassem o Nhamaze tirar foto com as rastas podes crer que ele ficava sem BI, pq de maneira nenhuma este rapaz aceitaria despojar-se daquilo que mais lhe identifica.
Eh, Mocambique parece que esta a caminhar para uma liberdade plena como diz o amigo CD...e quando chegara a vez das instituicoes publicas deixarem de se ridicularizarem qdo nao deixam entar de manga cava, calcoes, chinelos, eh tudo uma chatice. Ja diz o velho ditado as aparencias enganam...nao preciso por fato e gravata tdos dias para ser respeitado, nao nao...e preciso em primeiro lugar a pessoa se identificar com o seu traje para poder fazer e fazer bem...
Cá entre mim. Nhamaze ainda não tinha BI? De qualquer maneira, já lá vai uma lufada de ar...fresco que se diga para a nossa democracia.
Como diziam os negros, antigamente, nos EUA, quando nao eram livres, ou pelo menos, quando a opressao era brutal: WE SHALL OVER COME, ONE DAY!!!!
Hehehehe Egidio,
Tu sabes que eu nao tenho BI faz dois anos...nao por causa de Rastas, se calhar porque nao as tenho...
Sou um homem e To feliz com a noticia sobre a foto para o BI do Nhamaze, amanha mesmo vou trançar umas mirabas ou então vou pintar meu cabelo, colocar uns brincos e vou tirar uma foto para o meu BI.Eh, Mocambique parece que esta a caminhar para uma liberdade plena.....respondendo ao Egidio: Olha, tudo indica k o Nhamaze não tinha ou não tem BI, basta ver os comentários da Vania Ngoque, da para perceber. Agora é caso para perguntar, k tipo de pessoa é esta k preferia ter Rasta em deterimento de BI? acho k é um grande patriota.
Acho k o Duma não tem BI mas tem um documento/talão k dé a entender k ta a espera de um BI.
Svip
PS// Eu prefiro BI que RASTA, Mirabas, toto, etc, etc.
Hey...anónimo...tens uns pontos de vista muito pesados! Eu tinha pensado que esta discussao era leve...
finalmenete, o bom senso reina sobre as leis dos homems, gostei de saber isso é muito positivo porque o movimento rasta esta a tornar-se muito forte no nosso pais , e concordo com a opiniao da Vania, haveria sim ou ha sim muitos rastas que ate podem nao ter BI, so por simples razao de nao aceitarem cortar o cabelo para ter o BI, as aparecias enganam, lembram-se da publicidade do Sprite?
Eu tive que cortar infligmente para puder trabalhar no Estado, que mer...
e nao esqueçamos que o Boby marley quando diagonosticado o cancro ainda no dedo , negou que cortassem ou amputassem o dedo,porque era contra a sua crença, e o cancro alastrou-se e morreu, cada Homem é uma raça
Chauque, eu lembro-me bem da publicidade da Sprite e devo adiantar que a Sprite é muito boa em fazer suas publicidades!
Quanto ao assunto, deixe-me dizer-te que mais do que regras e o resto, o ser humano tem dificuldades de aceitar o outro assim como ele é! É preconceito e ignorancia...aos poucos vamos saindo dessa..
Acredito que qualquer dia teremos advogados, homens como diz o anónimo, de RASTAS a defenderem seus clientes em tribunal...um dia os teremos!
Boa tarde
Há terrenos que não podemos pisar por uma simples razão: o desconhecimento. Falo isso por causa do amigo anónimo. O sarcasmo dele demonstra uma certa ignorância sobre a religião Rastafari (alguns chamam de movimento). Não falo especificamente de dreads, porque isso qualquer madjembene faz. Falo do Rastafarianismo como religião, com crenças´e princípios próprios. O que faz o anónimo é tentar comparar uma associação de amigos de acampamento e as testemunhas de jeová. Investiguei um pouco a religião rastafari, e posso vos garantir que tem princípios fortes e aglutinadores que muitas das religiões "clássicas" que conhecemos. O cerne da religião é a liberdade individual, que é a base da liberdade colectiva. E liberdade individual é a capacidade de um "brother" ser ele mesmo. I and I. Aconclusão que cheguei é que os rastas (a religião e não os dreads), é o trampolim mais seguro, mais rápido e mais identificável para o almejado renascimento africano. Mas isso é papo para outro debate. Assim, senhor anónimo aconselho-te a moderar a linguagem numa situação desconhecida, senão depois abres a boca de espanto sobre o que disseste antes. Abraço. Jah Guide.
Meu mano..A religiao Rasta contem em si uma dimensao de conhecimentos muito profundos e de dificil comprensao. É preciso uma tremenda capacidade de abstracao para perceber uma boa parte do seu conteudo. Por isso que mentes como as do anónimo, devem em principio ser toleradas...nao é exercicio facil de fazer...nem teste fácil de passar!
Fico feliz sabendo disso, pos agora me sinto seguro... Porque a preocupação que me via em mente era sobre a documentação. Parabéns e sucessos.
Muito bom realmente estamos em uma nova era . eu estou ainda com receio
Pelos cabelos longos.
Enviar um comentário