quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Defensora dos direitos humanos em perigo

Advogada russa Karina Moskalenko é um nome praticamente desconhecido nos media internacionais, mas ela já ganhou trinta processos contra o Estado russo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos; tem a correr outros cem.

Advogada de Anna Politkovskaya, de Garry Kasparov, de vítimas de tortura na Chechénia (os presos de Guantanamo vivem em hotéis comparados com as vítimas de tortura da Chechénia... mas estes são criminosamente esquecidos), de empresário Mikhail Khodorkovsky, das famílias das vítimas de tragédia de Beslan, enfim, uma vida a lutar pelos Direitos Humanos, num país onde isso é bem difícil.

Era, obviamente, adversário incómodo para os ex-KGB do Kremlin e estes não admitem as tais “afrontas”. Recentemente, colocaram debaixo do capote do seu carro uma substância venenosa semelhante ao mercúrio: táctica quase idêntica empregue no assassinato do Alexander Litvinenko. Sra. Moskalenko, o seu marido e três filhos foram afectados, conforme se confirma aqui.

Em memória de Alexander Litvinenko, recomenda-se a leitura do seu livro “Terror na Rússia”, em parceria com Yuri Felshtinsky, da editora "Ideias de Ler". E de Marina Litvinenko: “Morte de um Dissidente”, também da editora "Ideias de Ler".

Fonte:
http://mentesdespertas.blogspot.com/2008/10/karina-moskalenko.html

Sem comentários: